Prefeitura amplia estrutura para enfrentar Covid-19 com mais leitos e maior efetivo

29 de maio de 2020 | _
A UTI do Hospital de Campanha está funcionando com 20 leitos, a abertura dos novos leitos vai permitir um atendimento mais eficiente aos pacientes diagnosticados com a Covid-19, assim como desafogar as UPAS de Natal que nos últimos dias estavam com sua capacidade máxima. Já o Hospital Municipal de Natal atualmente conta com 15 leitos intensivistas e está sendo estruturado para ampliação de mais 16. 

“Com a chegada de novos respiradores, vamos ampliar o número de leitos de terapia intensiva no Hospital Municipal e estruturar mais nossas UPAS, que são a porta de entrada dos pacientes”, Ddestaca George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

A abertura dos novos leitos de UTI só foi possível com a articulação e empenho conjunto da Prefeitura do Natal, do Governo do Estado e do Governo Federal. Todos os envolvidos tiveram contribuições determinantes. Desde que iniciou a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal montou um plano de contingência para ampliar sua Rede de Atendimento abrindo não somente os leitos de UTI, mas incluindo abertura de 100 leitos clínicos no Hospital de Campanha, 29 leitos clínicos no HMN e 30 leitos clínicos no Hospital dos Pescadores.

A Rede de Urgência e Emergência foi estruturada com áreas para Covid-19 em todas as 4 UPAS de Natal, ampliando os números de pontos com respiradores. O Município conta, ainda, com aquisição de 4 ambulâncias para apoiar o Samu-Natal na transferência segura dos pacientes levando em consideração que a cada transporte de paciente é necessário realizar uma desinfecção completa da viatura, o que ocasiona um tempo maior no atendimento a cada paciente.

A SMS-Natal adquiriu, com recursos próprios, 70 respiradores e 60 monitores e aguarda a entrega, pelos fornecedores. Além disso, foi realizada a instalação das usinas de gases no Hospital de Campanha e dos Pescadores, sendo efetuada a ampliação no Hospital Municipal. 

Para prestar um atendimento de forma mais qualificada à população nesse período de pandemia, Natal trabalha hoje com 10 UBSs em horário estendido. Foram convocados 195 profissionais de saúde do último concurso e realizado processo simplificado com contratação temporária, em que já foram chamados 166 aprovados.

Os dados epidemiológicos mostram uma curva crescente no número de casos. Atualmente, Natal tem 2.258 casos confirmados, sendo 87 óbitos e 159 pacientes internados na rede municipal. E a boa notícia é que são 925 curados. (Dados referente até 14h, 28.05). A SMS esclarece que é importante reforçar que a melhor forma da população se prevenir da Covid-19 é o isolamento social.