Macau: Aumento do número de infectados no município acende o alerta vermelho

13 de maio de 2020 | _
A Secretaria de Saúde de Macau divulgou mais um boletim do Coronavírus (Covid-19) com dados sobre a doença na cidade. Embora seja o boletim oficial, os dados desta quarta (13), possivelmente não retrate a realidade do município quanto ao número exato de casos. Há um atraso na entrega dos exames por parte do LACEN/RN - Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, pois este encontra-se com uma demanda acima da capacidade e isto tem causado atraso nas entregas do exames. No caso do município de Macau, há exames com mais de 10 dias sendo aguardados.

Embora a secretária Sâmia Morais busque divulgar os casos com total transparência de dados, de informações, a realidade não lhe permite, porque está além de seu alcance. É uma questão técnica. Mesmo assim, a secretária tem feito constantemente a divulgação, pois é bastante importante neste momento a informação.

Hoje, o boletim epidemiológico do novo coronavírus apresenta 86 notificações, com 13 confirmações, 50 casos suspeitos, 23 casos descartados, 10 em tratamento e 03 recuperados.

Estes números podem ser 2, 3... vezes maior. Segundo informações, nas comunidades e Distritos já existem casos confirmados, como as mesmas não são oficias e não podemos divulgar nomes, pedimos a população cautela e que não circulem nas ruas a toa, saindo de casa apenas se realmente for de muitíssima necessidade.

Já é chegada hora de priorizar as medidas mais energéticas de combate ao coronavírus. Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Saúde Sanitária se unirem como forma de ampliar a força-tarefa contra esse inimigo do povo. Intensificar campanhas para que as pessoas fiquem em casa. Aumentando o número de carros, motos e bicicletas nas ruas da cidade com som pedindo que a população se proteja. Se for pra fazer medo que façam medo mesmo, são vidas de milhares de pessoas que estão em risco.

Aqueles que se protegem ficando em casa - cumprindo 40tena em isolamento social, acabam que correm risco quando saem por necessidade, porque um bando de irresponsáveis ficam batendo pernas pelas ruas. É hora do prefeito Tulio Lemos tomar medidas enérgicas, decretar e fiscalizar para que seja cumprido o Decreto estadual. Mandar o povo pra casa, decretar lockdown agora de maneira antecipada, para evitar em fazer isso posteriormente, por questões de obrigação, ou de cumprimento a decreto do Estado.

É importante também que a Polícia Militar saia nas ruas, pois a própria população tem reclamado da omissão da PM, coibindo pontos de aglomeração que estão sempre presentes no município. Muitos se perguntam “onde está a PM?”

É hora de agir! #FiqueEmCasaMacau #lockdown