Maioria dos Estados brasileiros já tem uso obrigatório de Máscaras; apenas Natal e Recife no nordeste o uso não é obrigatório

23 de abril de 2020 | _
Entre os esforços para conter a epidemia de coronavírus, prefeitos de cidades brasileiras têm publicados decretos em que obrigam ou recomendam todos os cidadãos a usar máscaras em ambientes públicos..

A medida segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, que passou a recomendar o uso do acessório, mesmo as versões caseiras, para quem não tem sintomas da covid-19.

Estudos chineses mostraram que grande parte das infecções partiu de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar. A máscara funciona como uma barreira física e impede que partículas maiores se espalhem no ar.

A partir desta quinta (23), as máscaras faciais são obrigatórias para quem sair às ruas e frequentar os estabelecimentos abertos ao público na cidade do Rio de Janeiro. Quem não usar o acessório poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus. O uso das máscaras deve ocorrer também em locais como praias, lagoas e praças.

O decreto sobre o uso obrigatório das máscaras foi publicado no sábado (18), em edição especial do Diário Oficial do Município. Quem desobedecer a determinação está sujeito a pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou se opor à execução de medidas sanitárias, que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção de saúde.

Como forma de chamar a atenção da população, a prefeitura do Rio colocou máscaras feitas de TNT (material semelhante a tecido, obtido através de liga de fibras) em mais de 40 estátuas na cidade. A campanha pelo uso de máscaras contempla estátuas que homenageiam personalidades.

Cada um dos mais de 40 monumentos receberá uma plaquinha com a seguinte inscrição: “Se tá fora de casa, tem que usar máscara. É obrigatório”.

Natal e Recife são as duas capitais nordestinas que o uso de máscaras não são obrigatório.Já os demais Estados usam das medidas de prevenção a recomendação ou obrigatoriedade do uso.