Macau: população não atende recomendação de distanciamento contra coronavírus

14 de abril de 2020 | _
As medidas de isolamento social no Brasil, como o fechamento de comércio de bens e serviços não-essenciais, começaram na 2ª quinzena de março, a partir de decisões de governadores e prefeitos. Menos de 1 mês depois da implementação, em meio a informações oficiais desencontradas, com o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, atacando o confinamento, diferentes locais do país começaram a registrar mais pessoas circulando nas ruas.

2º levantamento da empresa In Loco, que utiliza dados de localização de 60 milhões de celulares pelo Brasil, entre a última semana de março e os primeiros dias de abril, em todas as capitais do país houve, depois de uma reclusão inicial, algum aumento da circulação de pessoas.

Na cidade de Macau, não tem sido diferente, é como se o que acontece no resto do país e no mundo fosse em outro planeta. Pessoas em filas normalmente sem que tenham o minimo de proteção.

A prefeitura através da secretaria de saúde do município tem desenvolvido seu papel com uma força tarefa de enfrentamento ao covid-19. Até o momento 2º os boletins divulgados pela secretaria, não há nenhum caso confirmado. 10 horas atrás quando o ultimo boletim foi publicado haviam 10 casos suspeitos, 5 casos descartados, 0 casos confirmados.

Mais é preciso que a população também faça sua parte, colaborando, o momento é precaução, proteger-se, no mínimo usando máscaras ao sair de casa e manter o distanciamento recomendado pela OMS.

O número de casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil supera 313 mil pessoas, 2º uma nova análise de modelagem numérica da Covid-19 — o último boletim do Ministério da Saúde fala em 23.430 casos confirmados. A estimativa foi apresentada ontem pelo portal Covid-19 Brasil, que reúne cientistas e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB), entre outros centros de pesquisa do país. Para a data de 11 de abril, a modelagem estimou haver 313.288 infectados, número mais de 15 vezes maior que o oficial naquela data, de 20.727.

Estudos preliminares indicam que o isolamento social no Reino Unido é de 73%. Regiões da China que conseguiram conter a disseminação do vírus, por sua vez, conseguiram alcançar taxas maiores do que 85% de redução do contato social.