Bolsonaro discursa em ato com pauta a favor do AI-5 e contra o Congresso

19 de abril de 2020 | _
O presidente Jair Bolsonaro participou –e até mesmo discursou por 2 minutos e 30 segundos– de 1 ato na tarde deste domingo (19) com pautas a favor do AI-5 (Ato Institucional 5). Manifestantes vestidos com camisas nas cores verde e amarela gritaram a favor da medida mais repressiva da ditadura militar, que regulamentou a perseguição a opositores do regime.

Os apoiadores do presidente também gritaram “fora, Maia“, em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediram o fechamento do STTF (Supremo Tribunal Federal), defenderam uma “intervenção militar” e o fim do isolamento social durante a pandemia da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Havia diversas placas e cartazes que deixavam claras essas demandas.

Bolsonaro subiu na caçamba de 1 carro do Exército para discursar à multidão, sem microfone. Os apoiadores do presidente comemoraram cada frase dita por ele, em alguns momentos com gritos de “mito, mito”.

O presidente também afirmou que “[os políticos] têm que entender que estão submissos à vontade de povo“. E acrescentou: “Todos nós juramos 1 dia dar a vida pela pátria. Vou fazer o que for possível para mudar o destino do Brasil“.

Nesse momento, o presidente começou a tossir  e concluiu o discurso. Ele já disse em algumas ocasiões que tem problema de refluxo, e que por isso tosse. De acordo com Bolsonaro, o problema não está ligado ao coronavírus.



Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) em