Macau: secretaria de saúde confirma entrada em hospital de paciente com suspeitas de infecção do coronavírus

27 de fevereiro de 2020 | _
Macau registrou na manhã desta quinta (27) uma  admissão de paciente com suspeita de infecção do Coronavírus no Pronto Socorro Municipal Alfredo Teixeria. 

A secretaria de saúde do município de Macau confirmou a informação, relatando que a paciente apresentou sintomas respiratórios e teve contato com uma possível pessoa infectada durante uma viagem ao exterior em um vôo advindo da Itália. 

A paciente recebeu atendimento de acordo com os protocolos do Ministério de Saúde (MS) e a Secretaria do Estado de Saúde Pública foi acionada (SESAP). 

A mesma encontra-se com quadro clínico estável, sendo assim ficará sob isolamento domiciliar em sua residência mediante recomendações do MS. Como não reside em Macau, será transferida para seu município de origem.

A secretária de saúde, Sâmia Morais, pede que a população se tranquilize e adote as medidas preventivas independente de confirmação ou não do caso. Além de acompanhar as notícias nos veículos de informação da Secretaria Municipal de Saúde de Macau.

Formas de prevenção:
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos ou garrafas;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.