Lula Cidadão do mundo: Paris concede título de "cidadão honorário" a Lula

4 de outubro de 2019 | _
A Prefeitura de Paris concedeu nesta quinta (3) o título de “cidadão honorário” ao ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso injustamente na Polícia Federal (PF) em Curitiba. A menção honrosa foi aprovada pelo Conseil (Conselho) de Paris – órgão equivalente à Câmara de Vereadores.

Segundo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o título se justifica pelo compromisso de Lula com a redução das “desigualdades sociais e econômicas” no Brasil.

Esse compromisso “permitiu que quase 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e acessassem direitos e serviços essenciais”, afirmou Anne Hidalgo, em comunicado. “Lula se destacou por uma política proativa de combate às discriminações raciais, especialmente marcadas no Brasil”, acrescenta a prefeita. Ela também lembrou que muitos defensores da democracia são atacados no país.

A condecoração é considerada um símbolo forte para a democracia. Ela foi atribuída apenas 17 vezes desde que foi criada, em 2001, para homenagear personalidades presas ou em perigo por causa de suas opiniões políticas. Antes de Lula, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a escritora bengalesa Taslima Nasreen (defensora dos direitos das mulheres) e a advogada iraniana Shirin Ebadi (prêmio Nobel da Paz em 2003) foram congratulados.