Clube Bahia lança campanha de alerta sobre manchas de óleo no litoral do nordeste

20 de outubro de 2019 | _
O Esporte Clube Bahia, entrará em campo nesta segunda (21) para jogar contra o Ceará pelo campeonato nacional com uma camisa que faz alusão às manchas de óleo que atingem diversas praias dos 9 Estados do Nordeste.


Eis a íntegra do manifesto do clube sobre as manchas de óleo:

“O problema é seu. O problema é nosso. Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano. É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de 1 povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo. Um convite à reflexão: o que faz 1 ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) divulgou neste sábado (19.out) uma lista com 194 locais do litoral brasileiro que já foram atingidos pelas manchas de óleo.  São 28 municípios afetados em todos os 9 Estados do Nordeste.