Presidente em exercício General Hamilton Mourão está em Natal

16 de setembro de 2019 | _
O presidente interino Hamilton Mourão estrá em Natal, participará na manhã desta segunda (16), de 1 evento com empresários alemães, a 37ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha. Eis a programação. Os dois países atravessam uma fase arestosa em sua relação por divergências na área ambiental.

O evento é organizado pela CNI em parceria com a BDI (Federação das Indústrias Alemãs) em Natal (RN).

Mourão está no comando do Executivo enquanto o presidente Jair Bolsonaro se recupera de uma cirurgia de correção de uma hérnia incisional.

Os alemães têm interesse em negociar energia, fármacos e infraestrutura com o Brasil. Empresários enxergam neste evento uma chance de reaproximação entre os países, visto que o Brasil queimou algumas pontes com a Alemanha depois de desdenhar do dinheiro alemão para o Fundo Amazônia.

O filho 03 do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), fará palestra sobre “oportunidades para o investidor estrangeiro no atual governo”.

Em 10 de agosto, o Ministério alemão do Meio Ambiente decidiu suspender o financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que congelaria cerca de € 38 milhões –equivalente a R$ 155 milhões– no Fundo Amazônia, 1 programa de captação de recursos para prevenção e investimentos em meio ambiente na região amazônica.

O presidente Bolsonaro reagiu e disse que Merkel deveria “pegar a grana” bloqueada e reflorestar a Alemanha.

“Eu queria até mandar um recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 milhões para a Amazônia. Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, ok? Lá está precisando muito mais do que aqui”, disse o presidente.