54% acham que corrupção aumentou no país, diz Transparência Internacional

23 de setembro de 2019 | _
Para 54% dos brasileiros, a corrupção aumentou no país. O dado faz parte da série de estatísticas do Barômetro Global da Corrupção, divulgado na manhã desta segunda-feira (23), pela organização Transparência Internacional.

No Brasil, foram ouvidas mil pessoas entre fevereiro e abril deste ano pelo Instituto Ipsos. A pesquisa tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.

Questionados sobre os 12 meses anteriores à pesquisa, 11% afirmaram ter pago suborno para acessar 1 serviço público nesse período.

Eis outros resultados do levantamento:

  •  82% dos brasileiros dizem que o cidadão pode fazer a diferença na luta contra a corrupção;
  • 20% responderam ter sido vítimas ou conhecer alguma vítima de extorsão sexual e 40% já receberam algum tipo de oferta para vender seu voto em uma eleição nos últimos cinco anos;
  • 48% classificam como bom o trabalho contra a corrupção feito pelo governo. No levantamento anterior, feito em 2017,  35% opinavam da mesma maneira. Os que descreviam as ações como ruim caíram de 56% para 46% e os que não sabiam caíram de 9% para 6%.

Corrupção por Instituição

O relatório mostra também que cresceu a parcela dos que acreditam que a maioria das pessoas das seguintes instituições são corruptas.