UNP: Alunos fazem protestos e pedem recondução de professores demitidos

1 de julho de 2019 | _
Alunos da UnP fizeram protesto contra a demissão de professores nesta segunda (1º), em frente à unidade da instituição da Avenida Roberto Freire. Os estudantes exigiram a recontratação de mais de 20 professores demitidos nos últimos dias.

Os estudantes da unidade de Mossoró também deverão aderir ao protesto. De acordo com os universitários, foram desligados da instituição professores que davam aulas para os cursos de Direito, Arquitetura, Fisioterapia e Serviço Social.

Eles também declararam que não farão a renovação da matrícula até a universidade se pronunciar. “Eles cobram caro para um ensino de baixa”, declarou uma aluna da instituição, que não quis se identificar.

Em nota, a UNP disse que se reconhece como espaço para amplo debate e respeita o direito dos estudantes de manifestar opinião. A instituição também informou que este é um período em que acontece a gestão docente, abrangendo contratações, promoções e desligamentos. Diante disso, a instituição avalia que alguns ajustes serão necessários e afirma que tem o compromisso com todos os estudantes e colaboradores de oferecer a melhor formação aos alunos.

Leia a nota na íntegra:

A Universidade Potiguar – UnP se reconhece como espaço para amplo debate e respeita o direito dos estudantes de manifestar opinião e participar ativamente na construção acadêmica. Assim, está aberta ao diálogo com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e qualquer aluno, como realiza de forma plural com a participação de alunos na gestão acadêmica.

Sobre movimentações em seu corpo docente, a Instituição realizou um diagnóstico que tem como base inúmeros fatores, entre eles estão a formação ou não de turmas dos cursos vigentes em razão dos processos seletivos e também o cumprimento do calendário acadêmico, o que só permite realizar mudanças duas vezes ao ano. Nesse sentido, este é um período em que acontece a gestão docente, abrangendo contratações, promoções e desligamentos.

Como é de conhecimento público, o Brasil vive uma fase de instabilidade econômica. Enquanto Instituição de Ensino Superior nos solidarizamos pelo momento, no entanto o segmento de educação também sente o impacto deste atual cenário, por isso alguns ajustes são necessários para nos conduzir à sustentabilidade do nosso mercado.

Reiteramos assim o compromisso com todos os nossos estudantes e colaboradores, bem como no aprimoramento de nossa qualidade acadêmica, visando oferecer a melhor formação aos nossos alunos.

Universidade Potiguar