Nem tudo são flores; são lobby

10 de março de 2019 | _
Quando você vi uma campanha em prol do povo desconfie. No Brasil muitas das safadesas somente vem atona após aprovadas as leis, quando se descobre que tudo não passou de lobby. Nas terras tupiniquins tudo que vem a partir do Planalto são em sua maioria lobby, onde parlamentares enchem bolsos de dinheiro, seja de qual corrente forem, de partidos, socialistas, comunistas, liberais ou cristãos, não importa, olhe com desconfiança.

Com mais de 120 milhões de usuários ativos mensais no Brasil o Facebook, dono também do WhatsApp e do Instagram foi o grande interessado no Marco Civil da Internet. A empresa fez lobby junto ao governo e ao legislativo para alcançar aprovação do projeto.

Outro lobby protagonizado pelo Facebook, 2º o Portal Poder360, é citado em arquivo vazado sobre uma ferramenta no Facebook para incentivar a doação de órgãos. O lançamento foi realizado eme julho de 2012, num evento em Brasília, articulado pelo na época o vice-presidente da rede social na América Latina, Alexandre Hohagen (e que no passado havia sido executivo do UOL), e o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O texto ressalta que Padilha era influente nas decisões do PT, partido de Dilma. “Com o entusiasmo do ministro em relação a nossa iniciativa de doação de órgãos, estimamos 1 lançamento bem-sucedido”, dizia o documento.

2ª o portal nem mesmos as ONG'g e acadêmicos se livram. O Facebook no Brasil fez uma ação conjunta da empresa com ONGs e acadêmicos com cartas para congressistas.