Estão abertas as inscrições para o SIMPARQUE 2018

12 de novembro de 2018 | _
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” promoverá nos dias 22 e 23 de novembro, o V Simpósio do Parque das Dunas. As inscrições para participar do evento estão abertas e podem ser feitas através de ficha de inscrição, disponível no site www.parquedasdunas.rn.gov.br

Com o tema “Cenários das Unidades de Conservação do Rio Grande do Norte”, o Simparque reunirá durante dois dias de evento, autoridades profissionais e especialistas em meio ambiente. O evento baseia-se em dois painéis principais: “Pesquisas Científicas nas Unidades de Conservação do RN – cenário atual e potencialidades” e o “Turismo nas Unidades de Conservação do RN”.

Com uma proposta técnico-científica, o Simpósio chamará a atenção do público para a discussão, reflexão e fortalecimento das questões de conservação ambiental. Além de palestras com especialistas da área, o Simpósio oferecerá minicursos de técnicas de coleta e herborização, taxidermia e produção de mudas em viveiro.

“Um dos objetivos do trabalho realizado diariamente aqui na Unidade de Conservação, é divulgar e incentivar pesquisas, e esse simpósio é uma oportunidade de mostrarmos esses trabalhos, a importância do Parque, além de discutirmos os desafios que vivenciamos todos os dias na luta pela conservação”, disse a bióloga e gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

O V SIMPARQUE acontecerá no auditório Tocandira, do Parque das Dunas, das 8h às 17h. Mais informações: 9 8169-5131 e 3201-3985/4440.

Inscreva-se! As vagas são limitadas.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 22/11 – Quinta-feira

8h – Recepção, credenciamento e entrega dos materiais.

09h – Abertura oficial

Diretor Geral do IDEMA: Rondinelle Oliveira

Diretor Administrativo do IDEMA: Marcelo Gurgel

Diretor Técnico do IDEMA: Luiz Augusto Santiago Neto

09h30 – Palestra de abertura: Msc. Mary Sorage Praxedes da Silva Medeiros: “Panorama das Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Norte”.

10h- Painel 1 : Pesquisas Científicas nas Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Norte – Cenário Atual e Potencialidades.

Palestrante 01- Dr. Guilherme Ortigara Longo – UFRN: Ecologia dos recifes da APARC-RN: O que

estamos protegendo?

Palestrante 02 – Msc. Milena Cordeiro: Restauração da Caatinga: Desafios e avanços.

Palestrante 03 – Msc. Marília Teixeira: Unidades de conservação da Caatinga: Distribuição e

contribuições para conservação.

12h- Coffeebreak

14h – Painel 02: O Turismo nas Unidades de Conservação do Estado do Rio Grande do Norte.

Palestrante 01: Msc. Ana Neri Justino: Unidade de conservação : Setor de uso Público para fins

turísticos e recreativos.

Palestrante 02: Msc. Tatiana Moritz: Ecoturismo em Unidades de Conservação.

Palestrante 03: Msc. Cristiane Dantas: Turismo em unidades de conservação: O olhar da SETUR/RN frente ao turismo nesses espaços.

17h – Coffeebreak

Dia 23/11 - Sexta-Feira

8h às 16h30 – Minicurso 01: Técnicas de Coleta e Herborização - Biólogo Msc. Alan Roque

Local: Auditório Tocandira e Centro de Pesquisas

Nº Vagas: 20

8h às 16h30 – Minicurso 02: Taxidermia - Biólogo Dhyego Melo

Local: Auditório Tocandira e Centro de Pesquisas

Nº Vagas: 10

8h às 16:30h – Minicurso 03: Produção de Mudas em Viveiro - Engenheira Agrônoma Msc. Auxiliadora Sertão - Local: Auditório Tocandira e Centro de Pesquisas

Nº Vagas: 20