Site da ALRN sofre ataques de hackers

12 de setembro de 2018 | _
Tentativa de hackear dados do site da Assembleia Legislativa do RN, o chamado ransonware’, um tipo de sequestro de dados, mediante pedido de resgate em dinheiro, que o Portal No Ar noticiou em primeira mão, a  Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgou nota.

Na nota, que pode ser lida abaixo na íntegra, a ALRN diz que outros órgãos sofreram o mesmo ataque. Em contato com a Codern e o Detran/RN, o Portal No Ar confirmou que os órgão já passaram pela mesma situação há alguns meses, mas hoje estão funcionando normalmente.

Nenhum dos órgãos alvos dos ataques confirma o pagamento do “resgate” e nem divulga os valores exigidos como tal pelos hackers. Afirmam que conseguiram recuperar os dados por backups.

Nota da ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte informa à sociedade, à imprensa e aos órgãos de controle que o sistema de informática foi atingido por um ataque de vírus promovido por hackers. Permanecem preservados os bancos de dados internos.

No momento em que ocorreu a invasão, precavidamente, a Assembleia optou pela suspensão temporária da sua página na internet, fechando o sistema para evitar transtornos.

É importante esclarecer que o serviço da rede de internet do Poder Legislativo é contratado à operadora OI e a Assembleia tem licença para uso de todos os programas, incluindo softwares de segurança. Outros órgãos públicos também foram atingidos pelo vírus com origem internacional.

O Poder Legislativo lamenta a interrupção momentânea das informações do trabalho dos deputados estaduais, ao mesmo tempo em que reafirma que todas as medidas cabíveis já foram tomadas e que as diretorias administrativas e de informática estão trabalhando para uma solução com brevidade.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Palácio José Augusto