Mesmo preso o ex-presidente Lula lidera pesquisa espontânea e estimulada em todas combinações em 1º e 2º turno

27 de julho de 2018 | _
Pesquisa do Instituto VoxPopuli divulgada nesta 5ª feira (26.jul.2018) aponta Luiz Inácio Lula da Silva na liderança para presidente da República. O petista tem 37% das intenções de voto no cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Veja na integra detalhes (aqui)

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) aparece em 2º lugar com 10% das intenções de voto. Já Ciro Gomes (PDT) tem 3% da preferência do eleitorado. O percentual de brancos e nulos é de 18%.

Preso desde abril, Lula foi testado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02205/2018.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 121 municípios do país. A margem de erro é de 2,2 % para mais ou para menos. O percentual de confiança é de 95%.

Já no cenário estimulado, com os nomes apresentados aos entrevistados, a vantagem de Lula é ainda maior. O ex-presidente tem 41% das intenções de voto. Bolsonaro também aparece na 2ª colocação, com 12%. Ciro Gomes tem 5% da preferência.

Os votos brancos e nulos somam 18% do total de entrevistados. Outros 12% não sabem ou não responderam ao levantamento.

Os cenários de 2º turno testados também mostram o petista na frente com grande vantagem. Contra Bolsonaro, Lula venceria com 50% das intenções de voto contra 10% do ex-capitão do Exército.

Em uma possível disputa com Ciro (PDT) ou Marina Silva (Rede), Lula tem 50% da preferência contra 11% e 12%, respectivamente. Quando Geraldo Alckmin (PSDB) é o adversário, Lula tem 52% das intenções de voto contra 10% do tucano.