Ondas imensas põe Guamaré na rota internacional do Surf

1 de março de 2018 | _
Depois de um final de semana histórico, quando vários atletas do surf nacional e internacional e uma equipe de filmagens do Canal Off foi até a Urca do Minhoto, os caminhos se abrem para a exploração de um nicho até então inexistente no esporte local: o surf de ondas grandes. A Urca do Minhoto fica no litoral de Guamaré, a 20 km da costa. É preciso alugar um barco para chegar onde as ondas são surfadas.  

A descoberta das ondas na Urca do Minhoto deve impulsionar ainda mais o turismo de Guamaré para fora do país, já que os resultados encontrados pela expedição são comemorados até no Havaí. Do Canal Off, especializado em aventura, veio Felipe Cesarano, o “Gordo”, que, apesar do apelido (na verdade, exagerado), se move muito bem quando o mar sobe.  

Entre os surfistas, também estava o nosso mais destacado em ondas grandes, Aldemir Calunga. E ainda Marcos Monteiro, que salvou a vida de Calunga, quando este quase se afogou em um acidente em Puerto Escondido, no México, em 2012. 

O prefeito Hélio Willamy ficou animado com a boa notícia e lembrou que o município vem investindo nos últimos cinco anos na consolidação do destino com a participação em feiras e workshops internacionais e nacionais.