Projeto verde em Alcaçuz busca humanizar o ambiente Penitenciário

6 de fevereiro de 2018 | _
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o complexo penitenciário de Alcaçuz com 1 área verde com grama e palmeiras. Quem filmou compara a área interna do presídio com a guarita onde o cameraman do (celular) deve trabalhar. É verdade que a guarita não tem estrutura nenhuma, é vergonhoso até o estado em que se encontra. A imagem mostra as condições do sistema penitenciário. Mas, ao contrário do que o rapaz do celular mostra, a grama e as palmeiras, não foram adquiridas  através de licitação ou com dinheiro público.

O presídio vem atualmente passando por reestruturação desde 2017.

A grama e as palmeiras recém implementadas são provenientes de uma doação feita à Secretaria (SEJUC). Estão sendo instaladas utilizando mão de obra de internos, ou seja, não há qualquer tipo de custo para os cofres públicos.

O projeto de implantação verde integra os planos da Sejuc para humanizar o ambiente Penitenciário (tanto para os apenados quanto para os agentes), além de ocupar os presos, o que contribui para o processo de recuperação.

No projeto há previsão, ainda, de instalação de uma horta, cuja produção será consumida na própria unidade; além de arborização de canteiros.