Cariocas entram em capo neste domingão para garantir Libertadores

3 de dezembro de 2017 | _
Uma temporada difícil pra os cariocas, que se mantiveram sempre muito distante da ponta no brasileirão 2017, três deles agora tem um missão. Eles chegam à última rodada do Campeonato Brasileiro no centro da derradeira disputa por vagas na Libertadores de 2018. 

Embora tenham oscilado e jamais oferecido conforto a seus torcedores, Vasco, Botafogo e Flamengo, podem terminar o dia com a sensação de dever cumprido, basta que vençam seus compromissos — a bola rola às 17h em todos os jogos da rodada.

Com o tricampeonato do Grêmio, pelo menos uma equipe do Rio já está garantida na próxima edição da Libertadores.

O Vasco (53 pontos) e Botafogo (52), em sétimo e oitavo lugar, respectivamente, ocupam as vagas da pré-Libertadores. Jogam em casa e contam com um vacilo do Flamengo para roubar-lhe o tão desejado lugar na fase de grupos. 

O Cruz-maltino tem o duelo, em tese, mais fácil: receberá, em São Januário, a já rebaixada Ponte Preta. Para uma equipe que começou o ano sem grandes pretensões, trata-se de uma posição confortável.

Já o Botafogo enfrentará, no Nilton Santos, um Cruzeiro que não tem grandes ambições no Brasileiro desde a conquista da Copa do Brasil, ainda em setembro, mas com qualidade técnica suficiente para dificultar os planos de Jair Ventura e companhia. Tanto alvinegros quanto cruz-maltinos precisarão secar os concorrentes caso não façam o dever de casa.

Com 53 pontos, o Flamengo estaria hoje na fase de grupos — uma oportunidade de ouro para evitar duelos de mata-mata já no fim de janeiro, quando os times sequer têm forma. Mas dificilmente se manterá nesta posição privilegiada caso não conquiste os três pontos fora de casa, diante de um Vitória desesperado para evitar a queda para a Segunda Divisão.