Embraer pode ser vendida à norte-americana Boeing

22 de dezembro de 2017 | _
A fabricante de aeronaves americana Boeing está negociando a compra da Embraer, de acordo com o jornal americano Wall Street Journal. A publicação destaca que as empresas aguardam a posição do governo brasileiro sobre o negócio. Atualmente, a Embraer tem um valor de mercado de cerca de US$ 3,7 bilhões. A informação foi confirmada pelas duas empresas. Trabalhadores apontam “ameaça à soberania nacional” e prometem atuar para impedir a venda.

A Embraer é apresentada pelo Wall Street Journal como "a joia da coroa da indústria brasileira". Com os rumores sobre o negócio, as ações da Embraer dispararam na bolsa de valores de Nova York nesta quinta (21), subindo 22%.

A possível negociação acontece após as principais concorrentes - Airbus e Bombardier - se unirem. Boeing e Embraer já são parceiras em projetos e mantêm um centro de pesquisas conjunto sobre biocombustíveis para aviação em São José dos Campos desde 2015.

No comunicado, Embraer e Boeing esclareceram que, se fecharem acordo de fusão, ele ainda precisará do aval de autoridades brasileiras e americanas.

do blog é Francisco Gomes com portais.