Conheça a nova ferramenta anti-fake news do Facebook

7 de outubro de 2017 | _
Recurso dará mais contexto às notícias

Leia o texto do Nieman Lab sobre a atualização.

O papel do Facebook em espalhar notícias falsas durante as eleições norte-americanas do ano passado é, até agora, inegável. A empresa tem assumido alguma responsabilidade, e na última quinta (5.) introduziu uma atualização que tem como objetivo dar mais informações aos usuários sobre artigos enquanto eles estão lendo e antes de compartilhá-los com outros.

A mudança é pequena, mas, do ponto de vista da rede social, significante: usuários da plataforma logo estarão vendo botões de informações em artigos que aparecem no feed Notícias. Quando usuários clicarem no botão, verão um painel com informações sobre a página da Wikipédia da fonte, conteúdo relacionado com o artigo em questão e detalhes sobre onde e como os textos estão sendo compartilhados.

O Facebook disse que o objetivo é dar às pessoas ferramentas para que possam ter mais informações para tomar decisões sobre quais histórias ler, compartilhar e confiar. Uma fonte de notícias sem uma página na Wikipédia pode ser um sinal de que não se deve confiar como poderia (apesar da natureza do Wikipédia permitir que qualquer um possa criar ou editar páginas, fazendo com que seja uma fonte de autoridade dúbia; alguns sites de notícias legítimos também podem não ter páginas próprias). O conteúdo relacionado dará aos usuários outras visões ou mais contexto sobre o artigo que estão lendo.

Apesar de não estar claro o quão popular a nova atualização de contexto será, provavelmente haverá algum tipo de impacto, até porque a novidade coloca todas as novas ferramentas apenas a um clique de distância. A proposta é um produto do feedback de usuários e de organizações envolvidas com o Projeto de Jornalismo do Facebook.