Vereadores Kekel, Gia, Ítalo e comissão de moradores de Macau são recebidos na ALRN para tratar da crise hídrica

13 de setembro de 2017 | _


Uma comissão de vereadores de Macau, juntamente com moradores da cidade, foram recebidos nesta tarde de quarta-feira (13), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), para tratar da crise hídrica que vive o município macauense.

Entre a comissão e os deputado presentes ficou acordado que o presidente da ALRN, iria marcar uma reunião com o governador do Estado, Robinson Faria (PSD), para a tomada de providências quanto a fiscalização no leito do rio Piranhas/Assú.

perfuração de poços nas comunidade rurais e prioridade na obtenção de recursos para a adutora Afonso Bezerra/Macau.

Segundo o deputado pleitos da comunidade, já haviam sido encaminhados por ele mesmo, por solicitação do vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, e, também solicitados por diversos deputados devido a necessidade da normalização do fornecimento de água em Macau.

Presente na reunião o deputado Fernando Mineiro (PT), conclamou os deputados estaduais, vereadores de Macau, prefeito e vice-prefeito da cidade, bancada federal e o governo do Estado para unir forçar e destravar a adutora Afonso Bezerra/Macau.

Já o deputado Hermano Morais apresentou a possibilidade de aproveitamento das águas dessalinizadas de Guamaré para Macau.

O deputado Souza também presente na reunião, apresentou o temor do sistema de abastecimento de água potável entrar em colapso em breve diante da escassez de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Os vereadores Ítalo Mendonça, Cláudio Jia e Kekel lideraram a comissão de moradores e refizeram o relato e demanda dos munícipes.

Cláudio Gia disse que estavam ali para cobrar apoio político para nossos pleitos. Gia disse ainda que era preciso que a ANA fiscalize o leito do rio que está sendo usado para irrigação através dos barramentos quando a prioridade é para consumo humano.

O vereador Kekel disse ser preciso perfurar poços nas área rurais para abastecer as comunidade e onde não for possível levar carro pipa.

Ítalo Mendonça reforçou a necessidade de união política para destravar a adutora Afonso Bezerra/Macau. Segundo Ítalo que recentemente esteve na capital brasileira, falou que já tem um projeto pronto, com recursos, mas que é necessário a força política para a liberação.