Deputado Sergio Zveiter será o relator da denúncia contra Temer em comissão

4 de julho de 2017 | _
Deputado do PMDB do Rio de Janeiro não estava entre os nomes preferidos do Planalto, que tentava emplacar parlamentares gaúchos

Sergio Zveiter (PMDB-RJ) será o relator da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O nome do parlamentar peemedebista foi anunciado no início da noite desta terça-feira 4 pelo presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Zveiter é do PMDB, mesmo partido de Temer, mas não estava entre os nomes preferidos do Planalto para relatar a denúncia. A intenção da base do Planalto era emplacar como relator um deputado que tivesse recebido dinheiro do então candidato a vice-presidente nas eleições de 2014. Os dois favoritos desse bloco eram Alceu Moreira (PMDB-RS) e Jones Martins (PMDB-RS). Cada um recebeu 100 mil reais de Temer em 2014.

A escolha do relator é importante pois ele determinará o teor do parecer a ser votado pela comissão. Um relatório pela aceitação da denúncia poderia aumentar ainda mais a pressão contra Temer, que entrou pessoalmente na busca por votos para se salvar.