Centro de Controle de Zoonoses em Natal orienta população sobre cuidados com morcegos

5 de julho de 2017 | _
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses, comunica a notificação de dois casos positivos de raiva em quirópteros (morcegos) no município de Natal. Os casos foram registrados nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, no Distrito Sanitário Norte II, e Ponta Negra, no Distrito Sanitário Sul.

Por ser de grande importância para a vigilância da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal orienta a população que, se for encontrado morcego sem condição de voo, morto, voando ou alimentando-se durante o dia, eles devem comunicar imediatamente ao Centro de Controle de Zoonoses para que o animal seja capturado e possa ser encaminhado para exame laboratorial de raiva. 

O risco da transmissão de raiva de morcego para humanos e animais de estimação existe devido à proximidade desses animais às residências.

Casos de raiva humana no RN foram registrados em 2010, que teve como animal transmissor um morcego e há permanência de número representativo de quirópteros positivos para raiva ao longo dos anos no RN. 

O morcego tem hábito noturno e é considerado suspeito de estar infectado com o vírus da raiva quando for encontrado em horário e local não habitual, como por exemplo, caído no chão durante o dia ou à noite.